A Bahia é o único estado das regiões Norte e Nordeste que vem sediando a fase de testes para a produção de uma vacina contra o novo coronavírus. Das quatro substâncias que vêm sendo testadas no país, três estão sendo verificadas em Salvador.
Uma é da Universidade de Oxford, do Reino Unido e outras duas estão sendo desenvolvidas em uma parceria entre as empresas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos.
As vacinas produzidas pelas farmacêuticas BioNTech e a Pfizer estão sendo testadas com o apoio de organizações instadas na capital baiana.
Uma delas vem sendo testada em parceria com o Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e tiveram inicio na última sexta-feira (7). Já a vacina desenvolvida pela Oxford, os testes estão acontecendo nas instalações do Hospital São Rafael, que pertence ao Instituto D’Or, responsável pelo estudo no Brasil.
Para ser aprovada, a vacina precisa passar por três etapas. O Brasil está participando apenas da terceira fase do estudo. Os testes avaliam se o medicamento é seguro, eficaz e garante imunidade ao novo coronavírus. A substância já passou da fase não clínica e já foi testada em animais. Os resultados dessa etapa apontaram um grau aceitável de segurança das vacinas candidatas.