Foto: Tania Rego / Agência Brasil

A Bahia é o único estado das regiões Norte e Nordeste que vem sediando a fase de testes para a produção de uma vacina contra o novo coronavírus. Das quatro substâncias que vêm sendo testadas no país, três estão sendo verificadas em Salvador.

Uma é da Universidade de Oxford, do Reino Unido e outras duas estão sendo desenvolvidas em uma parceria entre as empresas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos.



As vacinas produzidas pelas farmacêuticas BioNTech e a Pfizer estão sendo testadas com o apoio de organizações instadas na capital baiana.

Uma delas vem sendo testada em parceria com o Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e tiveram inicio na última sexta-feira (7).  Já a vacina desenvolvida pela Oxford, os testes estão acontecendo nas instalações do Hospital São Rafael, que pertence ao Instituto D’Or, responsável pelo estudo no Brasil.

Para ser aprovada, a vacina precisa passar por três etapas. O Brasil está participando apenas da terceira fase do estudo. Os testes avaliam se o medicamento é seguro, eficaz e garante imunidade ao novo coronavírus. A substância já passou da fase não clínica e já foi testada em animais. Os resultados dessa etapa apontaram um grau aceitável de segurança das vacinas candidatas.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.