Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Secom / Divulgação

Um erro técnico no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador pode ter permitido que pessoas fora do grupo prioritário tenham sido vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19).



A Prefeitura disponibilizou um portal em parceria com o Conselho de Medicina (Cremeb) onde médicos devem cadastrar os pacientes com comorbidades para que eles sejam incluídos na lista de pessoas aptas à vacinação.

No entanto, um link que direciona diretamente para a página de um médico cadastrado ficou disponível e era possível que qualquer pessoa com cadastro ativo no SUS em Salvador preenchesse CPF e data de nascimento e fosse direcionada para a página que gera a validação da comorbidade.

Não há informação de por quanto tempo o link ficou disponível antes do erro ser identificado. Além disso, não é possível identificar ainda se houve registros falsos de comorbidades e quantas pessoas teriam realizado esses cadastros. O link não está mais disponível.

De acordo com o prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM), já é previsto que qualquer pessoa possa fazer o cadastro, mas só o médico pode finalizar e enviar o formulário, por meio de senha própria.

 



Deixe sua opinião