O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, revelou parte do cronograma de vacinação em Salvador. Segundo o titular da pasta, os primeiros a serem imunizados serão aqueles considerados do grupo de risco. Entretanto, ainda não tem uma data para o início da imunização.
Em entrevista à TV Bahia, nesta terça-feira (15), Prates disse que esse público-alvo é formado por 560 mil pessoas; são eles idosos, pacientes com comorbidade, profissionais da saúde e agentes da área da segurança. Além disso, ele revelou que Salvador tem a capacidade de vacinar até 70 mil pessoas por dia e estocar até 160 mil doses.
Ainda de acordo com o secretário, a pasta tem “conversas avançadas” com o Instituto Butantan, que desenvolve a vacina Coronavac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Life Science. Ele ressaltou que não fará distinção da origem da vacina.
“A população de Salvador pode ficar tranquila porque da nossa parte não terá nenhum tipo de politização, na semana passada conversei com o secretário Fábio Villas-Boas e com a equipe de Pazuello. Nós não temos esse problema, seja a vacina chinesa e inglesa, de onde vier, o que queremos é que seja uma vacina eficaz para a população. Já estamos em fase avançada com o Butantan, o prefeito ACM Neto e o prefeito eleito Bruno Reis conversaram com o governador do estado de São Paulo, João Doria, e eu já estou em contato com o instituto e eles já colocaram para nós quais serão os critérios para a venda externa, para fora de São Paulo. O máximo de doses que o município de Salvador puder comprar, nós iremos comprar”, comentou Prates.