O prefeito Bruno Reis (DEM) garantiu, nesta terça-feira (12), durante a apresentação do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que Salvador conta com 1 milhão de agulhas e seringas e vai aplicar aproximadamente 15 mil doses de vacinas por hora quando começar o processo de imunização.
“Não há nada mais importante para a prefeitura, a palavra de ordem é o enfrentamento à pandemia. Para a gente não há nada mais importante do que a aquisição, distribuição e aplicação da vacina. Sobre os insumos, todos estão vendo a dificuldade do governo federal e de outras cidades e estados em adquirir as seringas e agulhas. Nós já temos em nosso almoxarifado 1 milhão de agulhas e seringas”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, a Prefeitura mobilizará todas as equipes de saúde para o preciso de vacinação. O processo de imunização ocorrerá de diversas maneiras, como no formato drive thru e delivery para pessoas com comorbidades crônicas e que não possam se locomover.
“Durante o início da pandemia, quando foi necessário fazer a vacinação da H1N1, nós montamos os drives thrus, inclusive foi um verdadeiro sucesso e virou um case e muitas cidades do Brasil copiaram essa sistemática nossa, foi uma repercussão nacional. Além disso, vamos realizar a vacinação em unidades que são Institutos de Longa Permanência (ILP), onde tem pessoas sendo tratadas, idosos e nos asilos. Nós vamos fazer essa vacinação no local, a equipe da prefeitura vai lá fazer a vacinação. Da mesma forma, instituições hospitalares, onde tiverem pessoas internadas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde. Iremos fazer o delivery, que é a visita domiciliar para os acamados, que são idosos e pessoas que têm doenças crônicas que não têm condições de se deslocarem. Além da população em situação de rua, que nossas equipes, principalmente os girassóis de rua, os consultórios da saúde, vão tá realizando a vacinação”, disse.