Salvador registrou uma nova queda na taxa de ocupação de leitos de UTI. O patamar está em 54%, um dos menores desde o início da pandemia no Estado. Dos 692 leitos adulto disponíveis na capital baiana, 372 estão ocupados. Já os pediátricos, 10 das 27 vagas estão ocupados. Nos clínicos, são 362 de 674 disponíveis para adultos e 18 ocupados das 27 vagas para pediatria.
A taxa de 54% é um indicativo para o início da fase 3 de reabertura, já que, segundo o protocolo da prefeitura, o limite é 60%. Entretanto, o prefeito ACM Neto sinalizou que esta etapa vai demorar de ocorrer de forma integral, por entender que alguns espaços não estarão disponíveis para a população.
“Acredito que cinema não vai voltar logo, teremos um pouco mais de cautela, vamos aguardar um pouco mais. Clubes também não devem retornar na semana que vem, mas a decisão ainda não está tomada”, disse o prefeito Neto, em entrevista concedida na última terça-feira (18). A fase 3 inclui a reabertura de teatros, cinemas e demais casas de espetáculo, parques, clubes e centros de eventos e de convenções.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Salvador tem 69.025 casos confirmados e 2.190 mortos.