Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O prefeito Bruno Reis (DEM), afirmou, na manhã desta quinta-feira (11), que a capital baiana passa pelo pior momento desde o início da pandemia. Ao todo, 129 pessoas infectadas pelo coronavírus esperam a regulação para UTIs de hospitais públicos e privados. “É o recorde da pandemia desde a chegada das novas variantes na cidade”, disse.
Reis afirmou ainda que as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura já começam a apresentar resultados. Entretanto, ainda não é suficiente para relaxar. “Na Bahia, temos 447 pessoas aguardando a regulação e as UTIs do Estado estão com média de 90% de ocupação”, disse.
Para tentar controlar o avanço da Covid-19 e garantir que a população tenha tratamento dos casos graves, a Prefeitura inaugurou, nesta quinta (11), a Unidade de Tratamento na Unidade Básica de Saúde de Pirajá. O prefeito disse que o local vai funcionar sete dias por semana e por 24 horas. “É como se fosse uma UPA avançada, com leitos de observação, onde podemos fazer a estabilização de pacientes”, explicou.
A UBS de Pirajá conta com enfermarias, oxigênio, cateter, infusor, e podem ser usados para possibilitar e entubar de pacientes, enquanto a regulação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em Salvador, serão quatro UBS transformadas, em Pirajá, Itapuã, IAPI e Imbuí.