
Foto: Divulgação
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação para que o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Santos Almeida, exonere o Diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Josias da Silva Barbosa Junior, por ser um caso de nepotismo.
Segundo o MP-BA, é de conhecimento geral que Josias é irmão do Secretário Municipal de Projetos Estratégicos, Ruy dos Santos Barbosa, que está no caro desde 2017. Ele exerce cargo comissionado na mesma pasta do parente. “Entre o Secretário Municipal e os detentores de cargos de direção, chefia e assessoramento de sua pasta existe vínculo de subordinação”, afirma o órgão.
O MP-BA afirma ainda que em São Francisco do Conde há “evidente disponibilidade de pessoas não parentes altamente habilitadas tecnicamente ao exercício das funções designadas à Josias da Silva Barbosa Júnior, não havendo que se falar em ausência de profissionais não parentes para o cumprimento de tal mister”.
A prefeitura de São Francisco do Conde tem 15 dias para exonerar Josias, sob pena de ser acionado extrajudicial ou judicialmente pelo MP-BA.