Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Depois do recuo do presidente Jair Bolsonaro de sua filiação ao PL, o diretório do partido já deu sinal verde para as cúpulas estaduais apoiarem quem quiser nas eleições de 2022, até mesmo opositores ao atual governo federal. As informações são do blog de Andréia Sadi, no portal G1.
De acordo com a publicação, a decisão do PL preocupa integrantes do governo Bolsonaro. Isso porque, durante as conversas sobre a ida do presidente ao partido, Valdemar Costa Neto, presidente da legenda, havia prometido para reduzir ao máximo o apoio da sigla a opositores a Bolsonaro.
Porém, o cenário pode mudar em caso de não filiação de Bolsonaro ao PL. Além do apoio ao presidente, a legenda pode apoiar João Doria e, principalmente, o ex-presidente Lula. Para evitar essa pulverização do partido, ministros do governo defendem o ingresso do presidente na legenda. Segundo o blog, esse movimento afetaria especialmente a candidatura do petista.
O impasse entre Bolsonaro e PL começou depois da repercussão negativa na possível ida do presidente ao partido, especialmente pelo fato de Costa Neto ter sido condenado no caso do “Mensalão”, que ocorreu durante o governo Lula.