A Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC) voltou a defender o adiamento das provas presenciais do Enem. O exame está programado para ocorrer nos próximos dois domingos. O adiamento também foi solicitado pela Defensoria Pública da União (DPU), mas foi negado pela Justiça Federal de São Paulo.
Jerônimo Rodrigues, titular da pasta, encaminhou um ofício ao Inep – órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova – reiterando que o adiamento tem como o objetivo de combater o avanço do coronavírus. “Qualquer ato, evento ou episódio deve ser levado em conta esse direito essencial.”
O documento afirma ainda que a SEC destaca que os protocolos que serão usados pelo INEP em Ofício “são necessárias, mas insuficientes para as especificidades do caso”. Jerônimo afirmou ainda que o deslocamento de inscritos em 256 municípios para as 161 cidades da Bahia que sediarão a prova.
O secretário cita ainda riscos como o contato entre participantes antes do início das provas, salas mais estudantes do que o limite para se manter o distanciamento necessário e a preocupação de contaminação as famílias e estudantes.