Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A secretária estadual de Saúde (Sesab), Tereza Paim, disse na última terça-feira (9) que ainda é cedo para tomar qualquer decisão sobre a realização do Carnaval em 2022.
“O prazo é o prazo da doença. Precisamos respeitar o tempo, baseado em evidência científica. As pessoas precisam estar vacinadas e continuando a usar máscaras. A qualquer momento, se a curva diminui ou aumenta, a responsabilidade é do governo do estado, de cuidar das pessoas. Portanto, ainda é precoce qualquer afirmação sobre Carnaval. No momento certo fazer, isso quando atingirmos a maioria da população vacinada completamente”, declarou a titular da pasta.
Paim disse ainda que não irá flexibilizar o uso de máscaras. Ela usou como exemplo países na Europa e outros lugares do mundo que flexibilizaram o uso do equipamento e precisaram voltar atrás.
“Ainda preocupa [casos na Europa]. Temos o privilégio de sermos espelho desde que começou […] não adianta a gente ser preconizador de nada, os países que retiraram as máscaras, voltaram atrás. Mais de 700 mil pessoas não se vacinaram e isso é responsabilidade da população. É gratuita, temos o SUS, temos responsabilidade de distribuir quando chega, então precisamos de ação dos municípios e das pessoas irem se vacinar”, aifirmou.