O Governo do Estado respira aliviado após a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de suspender as liminares que determinavam a volta imediata das atividades escolares presenciais, na última segunda (15).
Segundo o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, as instituições de ensino estão preparadas para a volta das atividades, mas o momento exige cautela, já que a Bahia registra um aumento no número de casos de Covid-19.
“Nós não temos essa condição agora [ de voltar]. Neste último final de semana, por exemplo, o governador foi muito duro com a sociedade baiana garantindo que a gente não pode vacilar. Em quatro dias tivemos a média de 60% de óbitos diariamente, então, não estamos dispostos a aumentar esses números. Temos municípios no estado da Bahia, como Itabuna, Ilhéus e Feira de Santana, que estão com saturação de leitos, chegamos a 100% de ocupação. Aqui, em Salvador, nós estamos com a média de 70 a 75% de leitos ocupados. Todos nós estamos muito agoniados, queremos voltar às aulas, é prejuízo para [o ensino] infantil, de adultos, seja na creche e nas universidades, temos essa clareza”, disse o secretário, em entrevista à TV Record Itapoan na manhã desta terça-feira (16).
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 1.796 novos casos da covid-19 e 63 óbitos por conta do vírus.