Foto: Joilson César / Política ao Vivo

Após se recuperar da covid-19, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, passou a olhar de maneira diferente para trabalho dos fisioterapeutas que atuam com pacientes infectados pelo coronavírus. De volta às suas atividades, Vilas-Boas disse que vem conversando com o governador Rui Costa (PT) e com sua equipe sobre a adoção de novas medidas para tentar reduzir a ocupação dos leitos de UTI.



“Não vamos conseguir vencer a pandemia trabalhando apenas com médicos. O médico é o último estágio. Temos que lançar mão de estratégias que impeçam a necessidade dessa pessoa ir para a UTI. Estou me referindo especificamente ao trabalho em cima de fisioterapeutas. Eles são o grande diferencial”, disse o secretário, na manhã desta segunda-feira (8) em entrevista à TV Bahia.

Segundo Vilas-Boas, a estratégia pode diminuir a ocupação dos leitos de UTI. Além disso, ele sinalizou que já está elaborando planos para implantação de centros de suportes respiratórios centrados nos fisioterapeutas.

“São exercícios terapêuticos respiratórios que podem dar à pessoa possibilidade de ficar na enfermaria sem a necessidade de às vezes gastar um leito de UTI. Estamos modelando para ter fisioterapeuta atuando em todos os hospitais, com uso de máscaras, dispositivos de pressão positiva final, que são baratos e fáceis de usar. Com isso, a gente quer fazer com que essas pessoas possam ter seu pulmão maximizado sem ter que gastar leito de UTI”, afirmou.





Deixe sua opinião