O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, garantiu na manhã desta segunda-feira (23) que Salvador está preparada para uma segunda onda de coronavírus. Por outro lado, ele disse que espera que a população tenha consciência.
“Nós estamos mais preparados do que a primeira onda, temos mais conhecimentos, porém, teremos um problema bem maior se vier uma segunda. Há uma pressão grande no sistema, principalmente de pessoas com AVC e infarto. O Ernesto Simões está lotado de pacientes com AVC. Como a gente reverte leito de UTI geral para coronavírus? O nosso objetivo é salvar todo mundo”, disse Prates, em entrevista à Rádio Metrópole.
O secretário disse ainda que entende o aumento da taxa de Covid-19 em Salvador, causado especialmente por aglomerações de jovens em bares aos finais de semana.
“Veja Lisboa e Madrid. Foi esse comportamento que fez com o que o retrocesso das medidas lá voltassem, porque os jovens começaram a ir para os bares, depois tendo contato com idosos e cresceram os casos, aí precisaram fechar de novo. Temos casos de jovens que vão a óbito, tem contato com os pais, então a probabilidade é maior. Temos que ter consciência”, explicou.