O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, disse na manhã desta terça-feira (3) que identificou os membros da quadrilha que explodiu e roubou agências bancárias em Salvador no último mês e que a polícia está próxima de prender os criminosos. O secretário comentou ainda que uma diminuição no número de ataques nos últimos seis anos de 22 por mês para 2,2.
“A gente tem apresentado de forma bastante acentuada uma redução de roubos a bancos ao longo dos últimos seis anos. Tínhamos uma média de 22 roubos a agências bancárias por mês. Hoje, essa média está em 2,3. O que nós temos visto é uma quadrilha especializada neste tipo de ação que vem praticando aqui na cidade de Salvador. São roubos concentrados em Salvador. Muitos deles já temos a identificação e é questão de tempo a gente poder efetuar a prisão deles”, disse Barbosa em entrevista de entrega de viaturas pelo governador Rui Costa, no Centro Administrativo (CAB) da Bahia, em Salvador.
Barbosa também comentou sobre o número de casos de assaltos a ônibus coletivos e motoristas de táxis e aplicativos. O titular da pasta disse que a SSP está preparando uma alternativa para facilitar o acionamento das polícias em casos de assaltos.
“É uma preocupação grande. A gente sabe que é a porta de entrada para a criminalidade o roubo a ônibus, mas temos operações específicas como a Operação Gêmeos, com o apoio das unidades regionalizadas. Estamos apresentando uma redução de 14% de roubos em transportes coletivos. Mas a gente não fica satisfeito, porque queremos uma redução ainda maior. Temos algumas ferramentas tecnológicas, e estamos finalizando e adaptando o App 190, que vai fazer o acionamento da polícia. Vamos começar por grupos de mulheres com medidas protetivas decretada pela polícia e um segundo estágio para os rodoviários e motoristas de táxis e app, que utilizarão esse sistema para ter uma velocidade maior no acionamento das forças policiais”, afirmou Maurício.