Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Reprodução / TV / Secom Pref

Com o “terremoto” que sofreu nos últimos dias, o ministro da Cidadania, João Roma, já começa a pensar na possibilidade de não disputar o Governo da Bahia.

O Republicanos e o PL, partidos que estavam próximos de sua candidatura, se afastaram – com a sinalização do presidente do Republicanos, Márcio Marinho, que chamou ACM Neto de “futuro governador”, além da escolha de José Carlos Araújo, declaradamente a favor da candidatura de ACM Neto, para a presidência do PL baiano até 2024, pela direção nacional da legenda.



Com essas duas baixas, Roma pode ter tempo de televisão e rádio, na propaganda eleitoral durante a campanha, de um candidato nanico.

No levantamento feito pelo Política ao Vivo, enquanto Jaques Wagner e ACM Neto podem oscilar entre 3 e 4 minutos de televisão diários (a depender da escolha de alguns partidos como MDB, PV, PDT e Solidariedade), Roma pode ficar com alguns segundos de exposição diária.

Em um cenário onde ele estaria no PL (36,53) e contaria com o apoio do PTB (12,34), sigla convertida ao bolsonarismo, mas sem o Republicanos (33,38), que pode apoiar ACM Neto, o ministro teria apenas 48 segundos de televisão.

Com o Republicanos, Roma alcançaria 1 minuto e 22 segundos de televisão e rádio. Sem Republicanos e PL, sendo candidato ao Governo pelo PTB, hipótese menos provável, o atual ministro teria somente 12 segundos de televisão, mesmo tempo do candidato do PSOL.

Política ao Vivo fez um levantamento com base no tempo de televisão que cada partido teve direito nas eleições de 2020 – números que não devem mudar, uma vez que a base de cálculo são as eleições de 2018. O estudo foi feito pelo advogado Ademir Ismerim, do escritório Ismerim & Advogados Associados, para o site Bahia Notícias. Também foi levada em consideração a Resolução 23.610/2019, que aplicou novas regras às campanhas desde as eleições municipais, na qual são considerados apenas os seis maiores tempos dos partidos em coligação. O restante do tempo é dividido igualmente entre os candidatos.



Deixe sua opinião