Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor de requerimentos que pede a convocação de pessoas ligadas ao escândalo da compra dos respiradores do Consórcio Nordeste, como Bruno Dauster e a dona da Hempcare, Cristiana Prestes, classificou como absurda a ausência de Rui na CPI da Covid.



Em suas redes sociais, Girão, que já apresentou requerimentos pedindo também a convocação do governador baiano na CPI para esclarecer a compra dos aparelhos, afirmou que “quem não deve, não teme”, ao se referir à tentativa de governadores de impedir que eles precisem se apresentar, em ação movida no STF.

“Recorrer ao STF para evitar uma investigação é desleal e covarde com o povo. Estão com medo do que? Recursos para os Estados lidarem com a pandemia não faltou, a mesma afirmação não pode ser feita sobre escândalos de superfaturamento”, começou o senador, que também citou a ausência de Rui na comissão.

“Conseguimos o avanço de convocar governadores para depor na CPI, mas, estranhamente, tiraram os prefeitos, o que estava na pauta. Outro absurdo é a ausência do ex-presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa. Se o STF decidiu dar mais autonomia aos Estados e Municípios, que eles sejam também responsabilizados por suas ações”, competou.

O requerimento de Girão foi indeferido na ocasião. No lugar de Rui, foi convocado o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), atual presidente do Consórcio. Mas, na época da compra dos respiradores, o bloco ainda era presidido por Rui, cabendo ao governo baiano tratar das negociações dos aparelhos que foram pagos, mas não foram entregues.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.