A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) criou uma força-tarefa para investigar e prender suspeitos de formar uma milícia para extorquir comerciantes do subúrbio de Salvador através da cobrança de “pedágios”. As informações são do portal G1.
As taxas estariam sendo cobradas a comerciantes por grupos criminosos, em troca de uma suposta segurança. As denúncias surgiram no bairro do Lobato. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, envolvidos no crime já foram presos e outros identificados.
“Muitas pessoas estão associando isso com a vinda de milícias para Salvador, nesses bairros periféricos, mas houve uma determinação do nosso secretário de Segurança, e nós já temos a força-tarefa, já temos as cabeças identificadas, e em breve vamos prendê-las”, afirmou o coronel Anselmo, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta terça-feira (8).
As informações iniciais indicam que o grupo cobra até R$ 100 por semana. Coronel Anselmo Brandão aconselhou que os moradores procurem a PM para denunciar quando as cobranças forem feitas.
“Nós não vamos aceitar a presença de milícias, cobrança de pedágios nas nossas comunidades. A polícia está atenta, tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar, estamos contando com o apoio do Ministério Público, da Polícia Federal, ou seja, há uma grande força-tarefa para impedir que ações como essas aconteçam na região”, completou.