Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ministro Ricardo Lewandowski decidiu, na última segunda-feira (26), que o governo da Bahia poderá importar a vacina Sputnik V em até 30 dias, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não se manifeste sobre o assunto.
Conforme a decisão de Lewandowski, a Anvisa terá um prazo de 30 dias para se manifestar, a partir da formalização, para se manifestar sobre a vacina russa, que ainda não foi autorizada pela agência reguladora brasileira, que alega a falta de alguns documentos. Além disso, o ministro também negou o pedido feito pela Anvisa para suspender o prazo dado ao órgão para decidir sobre a autorização da importação dos imunizantes.
O governo baiano possui um acordo de compra, feito em março, para conseguir a importação de 9,7 milhões de doses da Sputnik V, vacina produzida pelo Fundo Soberano Russo. A negociação foi feita de forma coletiva entre os estados do nordeste e também da região norte, mas os documentos foram assinados de forma individual.
Desde o início do processo de vacinação no Brasil, no começo do ano, o governador Rui Costa (PT) tem sido crítico ao comportamento adotado pela Anvisa para a autorização de imunizantes. Rui já chegou a fazer declarações públicas contra a Anvisa, questionando a credibilidade do órgão.