Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu duas investigações abertas contra o ex-presidente Lula (PT) que faziam parte da extinta Operação Lava Jato. As informações são do Estadão.
De acordo com a publicação, os processos apuravam irregularidades em doações da Odebrecht ao Instituto Lula e a compra do terreno para sediar o instituto e um apartamento em São Bernardo do Campo. As suspensões atendem a da defesa de Lula e é válida até o STF tomar uma decisão definitiva sobre as investigações.
Na decisão, Lewandowski diz que há risco de ‘dano processual irreparável’ na tramitação dos processos. “Este quadro fático empresta plausibilidade ao direito invocado pelo reclamante, considerado o risco iminente de instauração de nova persecução penal, ou mesmo de imposição de medidas cautelares diversas, utilizando-se como fundamento os fatos aqui discutidos com ampla verticalidade, quais sejam, o amplo e irrestrito uso do Acordo de Leniência da Odebrecht e dos elementos de prova oriundos de tal pacto de cooperação”, diz um trecho do documento.