Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / Secom PMS

Suspenso desde março de 2021, o programa Domingo é Meia, da Prefeitura de Salvador, permanece sem previsão de retorno após um ano.



O programa garantia a redução da tarifa pela metade aos domingos, dia em que parte da população aproveita para exercer atividades de lazer. Na época da suspensão, em março de 2021, o prefeito Bruno Reis (UB) justificou que a medida era uma forma de tentar conter as pessoas em casa e evitar a maior circulação do coronavírus, em um período de alta da doença na capital baiana.

“O Domingo é Meia foi instituído por decreto, então, eu posso também por decreto suspender os seus efeitos. Então, nós estamos suspendendo. No domingo não terá esse benefício. É mais uma medida para desestimular as pessoas a saírem das suas casas ou se deslocarem pela cidade”, disse o prefeito na época.

Atualmente, a Prefeitura justifica a crise do transporte público para manter o programa suspenso. O prefeito Bruno Reis argumenta que o programa trazia prejuízo para o setor, e também cita a pandemia como outro fator que desequilibrou o sistema de ônibus da cidade.  Na última sexta (3), quando anunciou o aumento da passagem do ônibus, em vigência desde o sábado (4), Bruno descartou novamente a possibilidade do Domingo é Meia retornar de imediato. A postura do prefeito tem sido alvo de críticas dos vereadores da bancada de oposição.

“Com o diesel aumentando, o transporte público na crise que está… O número de passageiros caiu por conta da pandemia. Enquanto a gente não voltar à normalidade no sistema de transporte público, não dá para falar ainda no retorno do Domingo é Meia”, disse na coletiva.



Deixe sua opinião