Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta segunda-feira (26), que a taxa de contaminação por Covid-19, que estava em queda, voltou a subir depois que alguns eventos com aglomerações foram retomados em todo o estado, especialmente por conta das campanhas eleitorais.

O governador, no entanto, garantiu que os indicadores não apontam para uma segunda onda de contaminações, como ocorre na Europa.



“Significa que as aglomerações estão provocando algum grau de contaminação. Não o suficiente, graças a Deus, pra provocar uma subida nos números. Mas foi o suficiente pra conter a queda. Por enquanto, esse número de contaminados também não está se refletindo no número de óbitos e no número de internamentos”, disse.

Rui afirmou ainda que uma das explicações científicas para a baixa letalidade da covid-19 na atual fase da pandemia pode ser possíveis mutações sofridas pelo vírus. Quanto à provável imunidade de rebanho ter atingido parte da população, o governador disse que só a ciência pode comprovar.

“Aí há várias possibilidades científicas. Tem cientista que dizem que já tem mais de 40 ou de 50 variações do mesmo vírus e algumas dessas variações são menos leitais do que outras. Talvez isso explique por que em muitos lugares a doença diminuiu o seu grau de letalidade”, disse Rui Costa.





Deixe sua opinião