O secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), afirmou estar frustrado com a primeira semana de imunização contra a Covid-19 em Salvador. O titular da SMS disse que as 45 mil doses da vacina Coronavac são insuficientes.
Segundo a plataforma “Vacinômetro”, site lançado pela Prefeitura para acompanhar o andamento da imunização em Salvador, da última terça (19), quando foi iniciada a campanha, até às 8h45 da manhã desta sexta (22), 9.033 pessoas receberam a primeira dose da Coronavac na capital baiana.
“A gente está recebendo a vacina a contagotas. Isso dificulta muito o trabalho da gente. Se eu pudesse pegar e mobilizar toda a minha estrutura, 150 salas de vacina, os 9 drive-thrus, que eu queria mobilizar, seria muito mais fácil. Isso faz com que as pessoas venham até a mim. Eu tô tendo que ir até as pessoas para garantir uma vacinação com segurança. Isso está dificultando bastante. O Estado de São Paulo, até ontem, tinha vacinado 54 mil pessoas. É muito pouco. Se você me perguntar, ‘você está frustrado?’ Estou. Termino a semana frustrado”, disse Prates.
O secretário falou ainda que, dos dois milhões de doses da vacina de Oxford que chegarão ao Brasil vindas da Índia, menos de 30 mil devem ser enviadas para Salvador.
“Se você pegar a proporção com o que foi a Coronavac, em relação ao número de doses e o que foi repassado na ponta para nós a gente deve receber em torno de 25 mil, 29 mil doses. Vai dar para imunizar entre 13 mil, 15 mil pessoas”, contou.