Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Raimundo Sergio Sales Cafezeiro, determinou a retirada da peça publicitária do candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), sobre a Segurança Pública no estado.
Na propaganda são mostradas cenas de ações promovidas por criminosos na Bahia. De acordo com o desembargador, relator do caso, as imagens apresentadas prejudicam a continuidade da exibição da peça publicitária. Caso descumpra a decisão, a coligação terá que pagar uma multa de R$ 2 mil por exibição do conteúdo.
“Da análise da mídia atacada, se verifica a exibição de imagens fortes de violência, com potencial de criar artificialmente estados mentais, emocionais ou passionais na sociedade, até mesmo eventual vinculação direta com os candidatos da Coligação Representante. Além disso, a peça publicitária objurgada reproduz trechos de violência explícita e com emprego de arma de fogo, em diversos horários da programação televisiva, capaz de gerar eventual pânico e medo na população, ultrapassando assim os limites da razoabilidade. Partindo dessa análise, convenço-me de que a peça publicitária deixou de ser propositiva e adotou contornos apelativos, incabíveis em uma campanha eleitoral”, diz a decisão.