Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou, nesta quarta-feira (30), a aplicação da lei norte-americana Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
No documento onde autoriza a aplicação da medida, Trump cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao afirmar que o político é alvo de uma “campanha opressiva de censura”.
“Alexandre de Moraes assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras. Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.”, diz um trecho.
A Lei Magnitsky é aplicada àqueles que são considerados pelos Estados Unidos como acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos e permite que o país congele os bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas dos afetados, além de impedir que Alexandre faça transações com empresas do país, e usar cartão de crédito com bandeira dos EUA.