Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta a julgar dois processos que pedem a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão (PRTB), nesta terça-feira (26).
As ações foram movidas pelo PT. O partido alega que Bolsonaro e Mourão usaram um sistema irregular de disparo de mensagens de Whatsapp durante a campanha eleitoral de 2018.
Um pedido semelhante, movido pelo PDT, foi rejeitado por unanimidade pela corte em fevereiro. O partido argumentou a ação somente com base em matérias veiculadas na imprensa.
Entretanto, de acordo com o portal UOL, desde então, novas informações vieram à tona e foram anexadas ao processo. Após um pedido do PT, o STF compartilhou com o TSE provas das investigações sobre fake news e atos antidemocráticos, que ligam Bolsonaro e aliados a empresários do ramo. Segundo a defesa petista, a chapa Bolsonaro-Mourão fez “abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação”.
Além desse processo, o presidente Bolsonaro ainda responderá a outras três ações no TSE e quatro inquéritos no STF. O mais recente investiga as declarações feitas pelo chefe o Executivo brasileiro em uma live no final de julho, em que promoveu ataques ao órgão e ao sistema eleitoral brasileiro.