Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Aliados de primeira hora de João Leão (PP) ainda não se conformam com a série de decisões consideradas “equivocadas” que o vice-governador da Bahia tomou neste ano.
Consultados pelo Política ao Vivo, pessoas próximas a Leão dizem que hoje ele poderia estar sendo anunciado como um dos importantes ministros do novo governo de Lula.
Leão seria a conexão entre Lula e o PP, que caminhou com Bolsonaro, além de ser da Bahia, estado que deu grande votação ao petista, e por isso dificilmente haveria resistência ao seu nome.
Além disso, o pepista nutria uma boa relação com Lula, com quem se reuniu algumas vezes nos últimos meses antes da eleição, o que facilitaria ele se tornar uma ponte entre o presidente eleito, seu partido e até legendas do Centrão, com quem tem bom diálogo.
Aliados de João Leão afirmam que o mais sensato era eleger o filho, Cacá, como um dos deputados federais mais votados da Bahia, como era a expectativa, e aguardar – inclusive negociando antes – uma vaga na Esplanada dos Ministérios, ao lado de Rui Costa (PT), anunciado como novo ministro-chefe da Casa Civil, como compensação por ficar de fora da chapa majoritária na eleição baiana.
- João Leão faz forte desabafo: “Eu acreditava que ACM Neto ganharia a eleição”
- Após apoiar Bolsonaro, João Leão não garante oposição ao governo de Lula
Apoiar ACM Neto (UB) não chegou a ser a decisão mais errada de Leão, segundo seus amigos. A pior foi ter caminhado com Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. “Agora tomei juízo”, chegou a dizer durante a campanha, justificando seu afastamento do PT.