Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O União Brasil revelou, na última quinta-feira (28), ter conversar com o PT para um apoio ao ex-presidente Lula ainda no primeiro. No entanto, em nota enviada ao site UOL, a legenda garante que a candidatura do deputado federal Luciano Bivar na corrida presidencial é “irreversível”.
“O PT conversa com o União Brasil em alguns Estados, como na Bahia. No entanto, em âmbito nacional, a candidatura do deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) ao Palácio do Planalto é irreversível”, declarou o União Brasil.
Nos bastidores, o PT vem tentando contar com o apoio do partido a Lula ainda no primeiro turno. Para isso, o petista apoiaria Bivar na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2023, caso seja eleito. Outra opção é Lula apoiar Bivar na disputa ao Senado por Pernambuco.
Por outro lado, o União Brasil pede para que o PT retire a candidatura de Jerônimo Rodrigues na eleição ao Governo da Bahia e apoiar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Além do PT, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Ciro Gomes (PDT) também negociam uma eventual aliança com o União Brasil, partido que tem a maior parte do fundo eleitoral e o maior tempo de propaganda de rádio e televisão.