Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Valter Pontes / Secom

Ainda me processo de formação no Tribunal Superior Eleitoral, o União Brasil, que terá ACM Neto no posto de secretário-geral, estuda uma federação partidária com o MDB, segundo informação do jornal Folha de São Paulo.



De acordo com a publicação, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, confirmou as discussões sobre a possibilidade. “Tenho tido conversas constantes com a União Brasil para uma parceria nacional que possa fortalecer os dois partidos”, disse Baleia à reportagem.

Ainda segundo a matéria, o movimento do União Brasil seria uma tentativa de afastar o partido do pré-candidato à presidência Sergio Moro, que tem se aproximado da sigla e até mesmo sido ventilado como possível postulante ao Planalto pelo novo partido.

Caso o cenário se concretize, a ideia seria indicar o vice da pré-candidatura emedebista a presidente da senadora Siome Tebet. Um dos nomes seria Luciano Bivar, presidente do União Brasil. Na Bahia, Neto tem feito esforços para manter o MDB em sua base, mesmo com o partido deixando em aberto a chance de migrar para o grupo de Wagner e Rui Costa.

O modelo de federação partidária funciona de forma diferente das antigas coligações. Agora, as siglas que formarem o bloco durante as eleições, terá que manter um estatuto único, como um só partido, por um período que deve durar, no mínimo, quatro anos.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.