Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Integrantes da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) se animaram com a possibilidade de o União Brasil abandonar as negociações para uma candidatura única da terceira via à Presidência da República.
De acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, aliados de Bolsonaro acreditam que o União Brasil pode sair do grupo da terceira via, o que facilitaria um apoio do partido ao atual presidente da República à reeleição.
Ainda segundo a publicação, aliados de Bolsonaro acreditam que a saída do União do grupo para ter uma candidatura própria seria uma “desculpa” para não ter um movimento inesperado em direção ao atual presidente.
Porém, essa possibilidade levantou a suspeita de integrantes do PSDB e MDB de que o Palácio do Planalto estaria pressionando o União Brasil a deixar as negociações da terceira via para apoiar Bolsonaro. Caciques destes dois partidos acreditam que essa pressão estaria ocorrendo principalmente sobre a ala do União Brasil oriunda do DEM, que ainda controla espaços importantes no governo federal.
Lideres do União Brasil negam pressão. Além disso, o partido vem adotando um discurso de que é importante ter uma candidatura própria à Presidência para ajudar candidatos a governador a fugirem da polarização entre Lula e Bolsonaro.