O governo federal homologou decretos de emergência de nove cidades da Bahia que sofreram com as chuvas recentes. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). Irecê, que registrou 190 milímetros de água em três horas no último dia 2 de novembro, é um dos que recebem mais atenção.
Outra cidade que também preocupa é Itabuna, no Sul do estado, que registrou 98 mm em 24 horas. O volume era previsto para todo o mês de novembro. Outras três (Almadina, Coaraci e Ibicaraí) das nove cidades também estão na região sul do estado. A lista ainda conta com: Ibicuí, no Sudoeste; João Dourado e Lapão, no Centro Norte; e Juazeiro, no Sertão do São Francisco. No início de novembro, várias localidades registraram chuvas acima de 50 milímetros.
Com os decretos reconhecidos, os municípios podem solicitar apoio ao governo federal para ações de socorro e assistência à população. Além disso, também estão previstos o restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, para ter acesso a recursos emergenciais, as prefeituras precisam apresentar o Plano Detalhado de Resposta, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Em caso de aprovação pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o Ministério define a quantia do recurso a ser enviado para ações emergenciais. O apoio também parte do governo estado e do município também.