Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Um deputado da base do governador Rui Costa (PT) acredita que a única chance que Jerônimo Rodrigues (PT) tem de vencer a eleição para o Governo da Bahia é que Lula seja eleito presidente ainda no primeiro turno.
De acordo com a coluna Vixe!, do site Muita Informação, o parlamentar acredita que a vitória de Lula possa interferir na eleição ao governo da Bahia podendo resultar em um eventual segundo turno Jerônimo e ACM Neto (UB).
Para o parlamentar, é esperado que Lula não terá mais do 55% dos votos válidos na Bahia. Já o presidente Jair Bolsonaro pode passar da casa dos 30%. Somada a transferência de voto, Jerônimo pode contar com a máquina do governo estadual e chegar aos 35% dos votos válidos. Além disso, o deputado ouvido pela coluna disse que a candidatura de João Roma pode tirar votos de ACM Neto, evitando uma vitória do ex-prefeito de Salvador ainda no primeiro turno
O deputado governista ainda disse à coluna que Roma afasta ACM Neto de Bolsonaro, “mas, ao mesmo tempo, o empurra para um segundo turno, que poderia não existir, caso Roma não estivesse na disputa”. Ele ainda destacou que os bolsonaristas mais radicais criaram uma antipatia ao ex-prefeito e “podem querer dar o troco numa próxima fase do pleito”.