Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A Bahia no topo do mundo! A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) se destacaram no ranking do AD Scientific Index 2025, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo. Esse reconhecimento destaca a importância dos investimentos em educação e pesquisa científica feitos pelo governo do estado da Bahia. A posição das universidades baianas no ranking é um reflexo das políticas públicas voltadas para o fortalecimento do ensino superior e da inovação tecnológica.
Na UFBA, pesquisadores como Maurício L. Barreto (Ciências Médicas e da Saúde), Álvaro A. Cruz (Outros), Iuri M. Pepe (Outros), Naomar Almeida Filho (Ciências Médicas e da Saúde) e Roberto Badaró (Ciências Médicas e da Saúde) se destacaram com um número significativo de citações. Já na UEFS, Germano P. Guedes (Ciências Naturais / Física), Luciano Paganucci De Queiroz (Ciências Naturais / Ciências Biológicas), Tania Maria De Araújo (Outros), Eduardo Oliveira Miranda (Educação / Educação) e Cássio Van Den Berg (Agricultura e Silvicultura / Ciência Vegetal) foram os mais citados.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem sido um defensor ativo dessas políticas, promovendo iniciativas que incentivam a produção científica e a inovação.
O investimento em educação e pesquisa é uma marca da gestão atual e também do seu antecessor, Rui Costa, que estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico no estado. A presença de instituições baianas entre as mais influentes do mundo é um indicativo de que as políticas educacionais estão no caminho certo para promover o progresso e a transformação social.