Foto: Agência Câmara

A União dos Municípios da Bahia (UPB) emitiu uma nota contrária às declarações da deputada federal Carla Zambelli (PSL), que detalhou repasses do Governo Federal feitos ao Governo da Bahia (negado pela gestão baiana) e alguns municípios baianos.

Em vídeo, a parlamentar afirma que o governo federal já repassou R$ 831 milhões para o governo da Bahia para o combate ao coronavírus.

Em nota, a UPB diz que os valores mencionados referem-se à Portaria n°. 1.666, de junho de 2020 do Ministério da Saúde.



“A portaria trata de recursos que ainda não foram repassados aos municípios e que não serão disponibilizados a todos em proporção igual, tendo em vista critérios como a produção de Média e Alta Complexidade, faixa populacional e valores que deixaram de ser transferidos aos municípios, relativo ao Piso de Atenção Básica (PAB) no exercício de 2019”, afirma a entidade.

De acordo com a UPB, o dinheiro repassado pelo governo federal aos municípios até então não é suficiente para recompor perdas no orçamento causadas pela pandemia.

“A entidade acrescenta que os prefeitos estão se esforçando para conduzir essa crise de saúde pública grave e de proporções jamais vistas por esta geração, não sendo tolerável que pessoas oportunistas e irresponsáveis disseminem mentiras para ganhar visibilidade na internet”, finaliza a UPB.



Deixe sua opinião