De acordo com o Mapa da Violência, o estado da Bahia está no topo do ranking de homicídios por armas de fogo no Brasil. O município de Mata de São João lidera essa pesquisa com a taxa média de 102,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Cajazeiras ocupa o primeiro na lista de mais violentos de Salvador e Região Metropolitana, com 30 homicídios registrados entre 1º de janeiro e 13 de junho de 2017.
Ao Política Ao Vivo, o vereador de Salvador, Kiki Bispo (PTB), disse que o Governo do Estado peca nos quesitos mais básicos que vão além da segurança pública. Para o edil, educação, saúde e lazer devem fazem parte dessa lista.
“Hoje, o cidadão está infelizmente submetido à prisão domiciliar constante, pois o governo não investe em segurança. Os policiais e os agentes de polícia são preparados, e possuem conhecimentos, mas sem investimento e vontade política nada acontece. Na falta de recurso, o crime ganha mais espaço com toques de recolher, assaltos aos coletivos e muitos outros episódios”, aponta.
Ainda de acordo com o parlamentar as guerras no Oriente Médio não são mais letais do que nossa violência diária. “Costumo dizer que à guerra da Síria e na Faixa de Gaza estão aqui em nosso estado e o povo do interior sofre mais com essa situação. No interior antes se dormia com portas abertas, hoje quase todas as casas estão gradeadas” conclui.
O Política Ao Vivo, apurou que no mês de agosto o Governo da Bahia realizou concurso público para contratação de 700 novos soldados e mais 60 oficiais.