Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pediu ao Ministério Público da Bahia que investigue a possível concessão irregular do Elevador Lacerda e da Praça Thomé de Souza, dois dos principais patrimônios públicos de Salvador. No Ofício enviado à promotora Rita Tourinho, Aladilce solicita uma audiência para discutir o caso e cobra transparência e participação popular nas decisões da Prefeitura.



A parlamentar alerta que a Lei Municipal nº 9.604/2021, que criou o Plano Integrado de Concessões e Parcerias (PICS), permite de forma genérica a cessão de praças e equipamentos públicos, mas não cita o Elevador Lacerda nem a Praça Thomé de Souza. Mesmo assim, o site da SalvadorPar, empresa ligada à gestão municipal, chegou a divulgar um cronograma para concessão da praça, que depois foi retirado do ar.

O documento também menciona a realização de eventos privados dentro do Elevador Lacerda, como o projeto “Conceito Lacerda”, promovido pela empresária Andrea Velame, próxima do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos. Para Aladilce, ainda que exista autorização formal, a exploração comercial contínua do local fere o interesse público e descaracteriza o uso do equipamento.

A vereadora ainda critica a composição do Conselho Gestor de Parcerias (CGP), formado apenas por órgãos da própria prefeitura, sem espaço para a sociedade civil. Para ela, a estrutura atual desrespeita os princípios de gestão democrática e controle social previstos no Estatuto da Cidade.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.