Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Centro de uma crise política instalada no grupo de oposição nos últimos dias por não ter sido escolhido vice de ACM Neto (UB) na chapa que disputará o governo da Bahia, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), foi alvo de críticas de uma vereadora da ‘Princesa do Sertão’.
Em carta divulgada nas redes, a vereadora Eremita Mota (PSDB) apontou machismo na postura adotada por Zé Ronaldo, que tem cogitado não apoiar a candidatura de Neto a governador, por ter sido preterido por uma mulher na chapa: a empresária Ana Coelho, do Republicanos. Eremita ainda fez questão de frisar que Zé Ronaldo criou uma expectativa para ser escolhido, mesmo sem nenhuma promessa de que seria o vice, e pontuou que tal posição, diante da escolha de uma mulher para o posto, é decepcionante.
Leia o texto
Nós mulheres sabemos das dificuldades que enfrentamos para assumir posições de comando.
O machismo tem muitas formas de agressão, e subestimar a liderança da mulher talvez seja a pior delas.
É inadmissível, e muito decepcionante, ver em pleno 2022, a revolta descabida do ex prefeito José Ronaldo pela indicação de uma mulher jovem para compor a chapa de ACM Neto a governo da Bahia. Ana Coelho é uma mulher que merece respeito.
Ele mesmo criou uma expectativa, sem nenhuma promessa que seria o indicado, e não reconhece a importância da presença feminina na chapa majoritária. Isso é muito triste.
Agindo assim ele desrespeita todas as mulheres da Bahia, e expõe o atraso que ele hoje representa.
A política deve se modernizar, e a reação de José Ronaldo explica a estagnação de Feira de Santana nos últimos anos, presa ao passado, sem conseguir avançar.
Trair Feira, José Ronaldo, é indicar um prefeito incompetente, para gerir nossa cidade, e depois tirar o corpo fora.
Essa sua reação é a expressão mais triste do fim de uma era, a era da velha política, que não sabe dividir, não sabe compartilhar, que quer mandar em tudo, e por isso não consegue entender que nós mulheres temos o direito de fazer parte das decisões.
Não, José Ronaldo, a gente vai resistir e não vai aceitar qualquer forma de machismo.
Vamos nos unir e mostrar à Bahia que as mulheres e homens de Feira, aqueles que verdadeiramente amam e querem uma cidade moderna, uma cidade conectada com o mundo, estarão comprometidos com ACM Neto, Ana Coelho e Cacá Leão na mudança que a Bahia precisa.
Com todo respeito, José Ronaldo, desapegue. Tem horas que a gente tem que aceitar que a fila anda, que o tempo passa, e que os jovens estão aí, cheios de ideias e vontade, para fazer nosso estado e nossa cidade avançarem, com muita garra e amor no coração.
No último domingo (7), o também candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), admitiu o interesse em ter o apoio de José Ronaldo, e disse ter entrado em contato com o político feirense. A decisão sobre o seu rumo político deve sair nos próximos dias.
Veja
Roma: “Zé Ronaldo percebeu da pior forma o caráter de ACM Neto”
Roma diz ter entrado em contato com Zé Ronaldo; encontro deve ocorrer “nos próximos dias”