Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A ViaBahia fez uma proposta considerada indecente pelo Ministério da Infraestrutura para conseguir cumprir o contrato de concessão e requalificar a BR-116.
A concessionária propôs elevar o valor do pedágio em cerca de 140%. Na proposta enviada ao Governo Federal, a ViaBahia sugeriu aumentar a tarifa básica nas praças de pedágio da BR-116, hoje no valor de R$ 5,10, para R$ 14. Em contrapartida, faria reformas na estrada que administra.
Essas reformas, no entanto, já deveriam ter sido feitas porque o contrato de concessão já prevê a requalificação da via federal. Por conta do não cumprimento de suas obrigações, o Governo Federal tenta romper o contrato com a ViaBahia, que administra, além da BR-116, a BR-324 no estado.
“As propostas que chegam são inaceitáveis. Como assim vou dar antes elevação de tarifa para realizar depois o que já estava previsto em contrato e deixou de ser realizado? Isso não dá para o ministério concordar”, afirmou o ministro Tarcísio Freitas.
“Vamos seguir firmes na direção da caducidade (do contrato), que parece ser a única forma de tratar isso. Nosso objetivo é retirar a Via Bahia daí (da BR-116), para depois fazer um modelo que atenda à sociedade, como estamos fazendo no resto do Brasil”, acrescentou o ministro.