Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Um vídeo antigo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em um templo maçônico viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (4). O termo “maçonaria” chegou a ser o mais comentado no Twitter.
A gravação não tem uma data confirmada. No entanto, há indícios de que o vídeo seja anterior às eleições de 2018, pois, em um trecho, Bolsonaro diz que não está como “candidato a nada”.
A maçonaria contraria a fé católica. O Vaticano emitiu um documento em 1983 afirmando que os princípios da maçonaria sempre foram “considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja”. Instituições evangélicas também tem uma postura negativa sobre a sociedade secreta.
Apesar disso, alguns nomes importantes do bolsonarismo têm relação próxima da maçonaria. Um desses expoentes é a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que se casou em um templo maçônico de Brasília em fevereiro de 2020. A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve presente no evento.
Estou me sentindo traída. Defendi BOLSONARO do indefensável. Estive sempre ao lado do PRESIDENTE. E agora descubro laços dele com a maçonaria. Lamentável. Infelizmente, votarei no nove dedos neste segundo turno. pic.twitter.com/j79HITcEth
— Viviane Loiseau 🇧🇷 (@VivianeLoiseau) October 4, 2022