Fotos: Divulgação

Referência nacional na luta contra o racismo, a ativista Vilma Reis (PT) criticou a atuação da polícia na Bahia, comandada pelo PT desde 2007. Nas palavras da petista, a polícia tem um comportamento demasiadamente racista na forma em que trata a população negra.


Vilma ainda afirmou que o tratamento da polícia contra os negros não pode ser mais tolerado e exigiu mudanças.

“Nós resolvemos nos levantar na Bahia e chamar o Brasil inteiro. É importante que a gente fale de todos os assassinatos no Brasil, mas é muito triste esse silenciamento em torno da morte no nordeste brasileiro”, disse Vilma, em entrevista para a TV Brasil 247.

A petista continuou e falou sobre a necessidade urgente de mudança no padrão de atuação.

“Nós precisamos efetivamente entender que para a minoria branca, rica e racista, nós temos todas as instituições funcionando, e para a população negra é a polícia armada até os dentes para dar tapa na cara de mulher negra, tomar celular, pisar, espatifar, um celular que é o caminho daquela mulher para o trabalho, para a organização da sua família. Então nós não podemos aceitar o que está acontecendo aqui, e nós não vamos fazer silêncio sobre isso. É muito grave”, afirmou.

A ativista do movimento negro foi um dos nomes especulados para concorrer à prefeitura de Salvador nas últimas eleições. Entretanto, mesmo com o apoio de uma parcela do PT, Vilma foi preterida pelo governador Rui Costa, que acabou lançando a major Denice Santiago.





Deixe sua opinião