Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O senador Jaques Wagner (PT) estaria articulando a criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o vice-presidente da República, junto com os ministros, possa pedir o afastamento do titular da presidência alegando incapacidade de governar.
A PEC seria inspirada na 25ª dos Estados Unidos, que pode ser acionada na situação descrita. No final do governo de Donaldo Trumo, a emenda chegou a ser cogitada, mas foi descartada. Ao site Carta Capital, Wagner citou o presidente Jair Bolsonaro, de quem é crítico, como um exemplo para justificar a proposta.
“Estamos vivendo no Brasil uma situação absolutamente anômala, de exceção, porque o País, no meio de uma crise econômica, social e sanitária, é dirigido por um presidente nitidamente desequilibrado para tomar decisões sobre matérias tão delicadas”, disse o petista.
Caso seja apresentada, a PEC poderia colocar o PT m situação contraditória. Em 2016, após o agravamento da crise política, a presidente Dilma Rousseff, de quem Wagner foi ministro, foi afastada em um proceso de impeachment que gera questionamentos do partido até hoje. Na época, quem assumiu foi o vice, Michel Temer (MDB).