Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Reprodução / Agência Senado

A decisão da Meta, controladora do Facebook e Instagram, de encerrar os serviços de checagem de fatos tem gerado críticas. O senador Jaques Wagner (PT) classificou a medida como um “grave retrocesso no combate às fake news”, destacando que “a mentira é o principal combustível de extremistas para alimentar discursos de ódio e medo, preconceitos e ofensas que não cabem na vida em sociedade”.



O político lembrou que a decisão ocorre em um momento crítico, quando o Brasil recorda os ataques à democracia de 8 de janeiro de 2022.

Wagner defendeu que as plataformas digitais adotem medidas eficazes para controlar a propagação de desinformação, especialmente em momentos sensíveis como processos eleitorais e crises políticas. Ele ressaltou a necessidade de aperfeiçoar os sistemas tecnológicos para combater a desinformação e garantir a estabilidade e harmonia nas relações internacionais. “A verdadeira liberdade de expressão e de ação está no respeito às leis e aos direitos sociais e humanos”, afirmou.



Deixe sua opinião