Fotos: Divulgação / Agência Senado

Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas do WhatsApp para a América Latina, disse ao jornal Folha de São Paulo que o projeto de lei das fake news, relatado por Angelo Coronel (PSD), pode colocar uma “tornozeleira eletrônica” em todos os usuários brasileiros do WhatsApp.



Isso porque Coronel indicou que deve colocar no texto da lei um dispositivo que obriga aplicativos a guardar as informações sobre todos os reencaminhamentos de cada mensagem, para que se possa identificar a origem de conteúdos potencialmente ilegais.

“É como se pusessem uma tornozeleira eletrônica em todos os usuários de WhatsApp no Brasil. Poderão monitorar todos os movimentos das pessoas, saber com quem todo mundo fala por mensagem”, disse Bello.

“Tudo isso, essa coleta maciça de dados para que, no caso eventual de alguém cometer um crime, poderem obter essas informações…isso transformará todos em suspeitos, subverte a presunção de inocência”, acrescentou.



Clique aqui ou na imagem abaixo e nos ajude a continuar independentes. Não assista a história passar na sua frente, faça parte dela!

 

Deixe sua opinião