Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Reeleito com votação recorde em Jequié, o prefeito Zé Cocá (PP) já admite a aliados que deve renunciar ao mandato em 2026 para compor a chapa majoritária com ACM Neto (União Brasil) em 2026. A informação foi obtida pelo Política ao Vivo, em conversas com pessoas próximas ao gestor.



Uma das fontes consultadas afirma que Zé Cocá vê a necessidade de tentar voos maiores, ainda que saia derrotado nas urnas. A primeira opção seria a vice de Neto. A segunda, com menores chances, é encabeçar a chapa, caso ACM Neto concorra ao Senado. Uma vaga no Congresso Nacional está descartada no momento.

Uma outra fonte ouvida pelo PAV aponta que o PP deve caminhar novamente com Neto, adotando a mesma estratégia de 2022, quando apoiou o candidato derrotado ao governo, mas aderiu a Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Caso o cenário se repita, Zé Cocá é tido como essencial na majoritária, sendo considerado o principal ativo do PP baiano atualmente.

Zé Cocá foi eleito prefeito em 2020, com o apoio do então governador Rui Costa (PT), com quem rompeu em 2022 para apoiar ACM Neto. Uma reaproximação com o grupo governista foi cogitada, mas sem sucesso.



Deixe sua opinião