Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a prefeito de Salvador, deve ter um vice do PT ou do PSB. As especulações dos últimos meses voltaram a ganhar força, segundo apurado pelo Política ao Vivo com membros da base governista.



O entendimento é que o PT, por ser o principal partido do grupo, tem lugar cativo para indicar a vice, que seria uma mulher. Secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis ainda desponta como favorita dentro da sigla, mas um dos nomes ouvidos acredita que poderia ser um movimento arriscado, já que Geraldo precisa ter um nome já forte nas urnas.

Uma outra, menos otimista, aposta que Vilma Reis seria o perfil ‘perfeito’ para a vice de Geraldo, por ser mulher, preta, com bagagem eleitoral e maior simpatia dos movimentos de esquerda. A socióloga e militante, entretanto, não mostrou publicamente interesse em compor a chapa.

Dentro do PSB, dois nomes são cotados para o posto: Sílvio Humberto e Lídice da Mata. Vereador na capital, Sílvio também é visto pela base como um nome agregador pela biografia e por ter uma base política consolidada, o que faria com que a chapa fosse competitiva.

Única mulher eleita prefeita de Salvador, Lídice é defendida pelos mesmos motivos que Sílvio. A biografia, com passagem por todas as casas legislativas, além do Executivo, colocam a presidente estadual da sigla socialista como nome forte para a majoritária.

A expectativa é que o nome escolhido seja anunciado no final do primeiro semestre.



Deixe sua opinião