Em um vídeo publicado na noite desta terça-feira (02), o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, explicou a decisão do município de não cumprir o lockdown anunciado pelo governador Rui Costa (PT) – e que agora é válido até domingo (07).
“A gente mantém o comércio aberto, mas eu peço, a todos os cidadãos, que usem a máscara, que evitem aglomerações, se for entrar algum cliente na loja, solicite que ele também use a máscara”, disse o prefeito. “Porque com essas medidas, a gente consegue ter um bloqueio da disseminação do vírus, e consegue também manter nossa economia saudável, o que é fundamental para a cidade e nossas famílias teixeirenses”, afirmou.
O prefeito ainda afirmou que saúde não é só leito de UTI, mas estado de bem estar social.
“Procurar atender ao interesse da coletividade. A saúde é um completo bem estar físico, mental e social. Em Teixeira os comerciantes precisam trabalhar. Tem muitos comerciantes que têm o seu comércio como forma de subsistência”, acrescentou o prefeito.
Segundo dados da Sesab, Teixeira de Freitas possui uma taxa de ocupação geral dos leitos para coronavírus de 60%, com um percentual maior, de 67%, para os leitos de UTI.