Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Diante da repercussão nacional que tomou a autodeclaração racial como pardo, o ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), resolveu se pronunciar em um video publicado nas suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (23).
Neto, que reafirmou ter se declarado pardo nas eleições de 2016, desmentiu a hipótese levantada por alguns adversários de que ele teria feito bronzeamento artificial. É importante lembrar que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretos e pardos formam a população negra. Neto ainda chamou os ataques absurdo e voltou a falar que se identifica como pardo.
“Eu me autodeclarei pardo. Antes de tudo, porque é assim como eu me sinto, é assim como eu me vejo […] Não queria entrar nesse debate, nem acusar ninguém. Mas, não posso deixar de chamar atenção para a hipocrisia que está acontecendo. O governador Rui Costa, que tem uma cor de pele igual a mim, em 2018, se autodeclarou pardo”, disse Neto, que ainda completou.
“Eu não aceito esse tipo de coisa, isso revolta. Quem me conhece pode ver eu andando todo dia pelas ruas, tomando um sol de lascar […] Na eleição não vale tudo”, completou.
Ver essa foto no Instagram
A Tarde: Antes de “virar pardo”, ACM Neto se declarou branco ao TSE