Foto: Divulgação/Imazon

Em ofício encaminhado ao Ministério da Economia, o Ministério do Meio Ambiente demonstrou o desejo de diminuir a meta oficial de preservação da Amazônia.

A informação foi dada nesta pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (4).



Segundo o documento, o Ministério do Meio Ambiente quer alterar a meta para que sejam protegidos apenas 390 mil hectares da floresta amazônica. A área sugerida pelo ministério corresponde à apenas um terço do que foi desmatado entre agosto de 2018 e julho de 2019. De acordo com o Inpe, durante esse período, foram desmatados 976,2 mil hectares.

Além de defender a proteção de uma área menor, o documento vai contra o Plano Plurianual (PPA), que contém objetivos que o governo tem que perseguir até 2023. O ofício, aprovado em 2019, aponta que o desmatamento deveria ser reduzido em 90% em todos os biomas brasileiros, e não apenas na Amazônia.

O documento da pasta foi assinado por Luís Biagioni, secretário-executivo do ministério. Ele só está abaixo do ministro Ricardo Salles na hierarquia da pasta. Foi anexada uma nota ao documento afirmando que o ministério não atingiria a meta do PPA pela falta de ações em parceria com governos estaduais e do governo federal.



Deixe sua opinião