Foto: Mateus Pereira / Secom

O relatório Cor da Violência na Bahia, lançado nesta sexta-fera (07) pela Rede de Observatórios da Segurança, mostra que a taxa de homicídios de jovens negros na Bahia é quase cinco vezes maior que a de jovens brancos.



Os dados mostram que, enquanto a taxa de homicídios no Brasil foi de 27 para cada 100 mil habitantes, em 2018, no Nordeste ela chegou a 40 por 100mil. Já na Bahia, a taxa é 41 por 100 mil, mas em alguns municípios baianos chega a 80 por 100 mil.

“O estudo não conta com dados da segurança pública, porque o governo da Bahia é um dos poucos do país que não apresenta os dados da área desse setor. Ou seja, quantos homicídios, quantos roubos, quantas mortes, mas também quem foram essas pessoas, idade, raça, gênero etc.”, explicou Silvia.

“Mas o mais surpreendente é que a taxa de homicídio de jovens entre 18 e 29 anos, do sexo masculino, negros, deu 236 homicídios por 100 mil habitantes. A de homens da mesma idade, brancos, é de 50 por 100 mil”, explicou a pesquisadora Silvia Ramos, coordenadora da plataforma.



O maior site de política da Bahia agora também está entre os 10 maiores portais de notícias do estado.

Meio milhão de acessos em dois meses. Meio milhão de vozes. Mas não sem fazer alguns inimigos.

Deixe sua opinião