Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação / Reprodução / TV Globo

Candidato derrotado a governador da Bahia, ACM Neto fez nos últimos dias uma queixa relevante para interlocutores do PT, partido do presidente Lula que quer o União Brasil, partido de Neto, como aliado no Congresso.

De acordo com o jornal O Globo, Neto se queixou que o PT tenta fazer um acordo nacional com o União Brasil, mas “trabalha contra” o seu partido em alguns estados, como a Bahia, por exemplo.



No final do ano passado, Neto assistiu o seu grupo político perder o Governo do Estado pela quinta vez consecutiva para o PT, de Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues.

Ainda segundo o jornal, o aliado de ACM Neto, Elmar Nascimento, negocia com o PT para manter o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Apesar disso, o União Brasil também quer os comandos da Superintendência de Seguros Privados (Susepe), da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ainda a presidência do Banco do Nordeste.

Somados, os orçamentos destes órgãos superam R$ 2,9 bilhões em 2023.

Se montar um bloco com o União Brasil na Câmara, os petistas conseguiriam o controle da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos que tramitam na Casa. Além disso, isolariam o PL, partido de Jair Bolsonaro, que conta com 99 deputados.



Deixe sua opinião