Um levantamento feito pelo Política ao Vivo mostra que a Reforma da Previdência proposta pelo governador Rui Costa (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) é a única do Nordeste que aumenta a idade mínima para professores se aposentarem.
A PEC de Rui aumenta a idade mínima para o servidor homem se aposentar de 60 anos para 65. No caso das mulheres, aumenta de 55 anos para 62.
- Deputados aprovarão Reforma da Previdência de Rui durante as férias
- Alba aprovará Reforma da Previdência de Rui em tempo recorde
- Reforma da Previdência: Rui quer que aposentados contribuam
No caso dos educadores, atualmente o professor homem se aposenta com 55 anos, e a mulher com 50 anos. Pela nova regra, o homem passa a se aposentar com 60 anos e a mulher com 57 anos.
A reforma da Previdência de Pernambuco não altera idade mínima para a aposentadoria dos servidores estaduais nem dos professores. Além disso, não eleva o tempo de contribuição. Ela somente muda alíquotas – o que Rui já fez no final de 2018.
Já as propostas do Rio Grande do Norte e do Ceará aumentam a idade mínima de 55 anos para 60, no caso das mulheres, e de 62 anos para 65, no caso dos homens. Nenhuma das duas, porém, mexe na idade mínima de aposentadoria dos professores estaduais.